25 de nov. de 2010

OFICIAIS DO RN CONCLUEM CURSO REALZADO PELA CIOSAC EM PERNAMBUCO


No dia 19 deste mês de novembro teve término o 13º Curso Intensivo de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (CIOSAC) da Polícia Militar de Pernambuco. Com a participação de dois Policiais do Rio Grande do Norte, o Major Cardoso do 6º BPM e o Tenente Montenegro do 10º BPM de Assú.

Com uma carga horaria de 380 horas, o curso da CIOSAC é referência mundial em ambientes hostis como a Caatinga do Nordeste brasileiro.
Ten. Montenegro do 10ºBPM e Maj. Cardoso do 6ºBPM

Com início no dia 20 de outubro deste ano na cidade de Custódia/PE, o 13º Ciclo começou com 70 policiais inscritos, mas apenas 38 conseguiram concluir devido as dificuldades enfrentadas no percurso, como o clima hostil e fadigas musculares devido ao esforço físico. Entre os participantes estavam Policiais Federais, Policiais Militares do Rio Grande do Norte, Paraiba e Pernambuco.

Além das disciplinas, o aluno deveria estar sempre atento à disciplina militar, a limpeza de armamento, equipamento e o bom condicionamento físico, ficando estes itens a cargo da equipe de instrução do curso, sempre com monitores, monitores gerais, secretários e coordenadores na fiscalização. E, além disso, o aluno deveria conhecer e entoar diariamente as canções contidas no hinário do 13º CIOSAC (Hino Nacional, Oração do Guerreiro de Caatinga, Canção da Infantaria, Lemas da CIOSAC, Leis do Combatente de Caatinga, etc).

Por ser um curso intensivo, os horários eram cumpridos diuturnamente, chegando inclusive à madrugada, em algumas ocasiões. Dos 30 dias, apenas uma tarde e duas noites de folga foram disponibilizadas, sendo concedidas da seguinte forma: - uma tarde e uma noite após 10 dias de curso e uma noite de folga após 20 dias de curso. As folgas são conhecidas como "suspiro".

Via: GTO ASSU
FONTE: GTC MOSSORÓ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.