22 de dez de 2010

ESCALA DE SERVIÇO

Feito uma estudo sobre a escala de serviço a ser implementada na Polícia Militar, duas chamam bastante atenção., duas chamam bastante atenção.

Primeiramente exponho o desejo da categoria onde a maioria prefere a escala de 24/72 em vez da escala de turno de 12/24 – 12/48.

Esta escala é bastante cansativa, e prejudicial biologicamente ao ser humano por não ter uma regularidade de horas trabalhadas por horas de folga. Estudo mostra que escala de serviço deve ser regular para que o organismo se adapte melhor ao horário de trabalho.

As duas escalas que chamam a atenção são as escalas de 24/72 e 12/48.

A escala de 24/72 é padrão na Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Agente Penitenciários. A jornada desta escala de trabalho é de 192 horas por mês.

A escala de 12/48 é a considerada mais humana e de melhor aproveitamento, por não ter uma jornada de 24 horas de serviço e o aproveitamento das 12 horas de serviço é bastante satisfatório. A jornada desta escala de trabalho é de 144 horas por mês.

Atualmente o correto seria obedecermos a Jornada de 40 horas semanais que seria equivalente há 160 horas mensais. Mas feito um estudo sobre qual a escala que iria ser implementada para obedecer esta jornada de trabalho, não foi encontrada nenhuma, pois sempre fica faltando ou ultrapassa.

Enquanto na se decide a jornada de trabalho, a escala de serviço do policial militar independentemente se trabalha em viatura ou em posto fixo deveria ser de 24/72.

Os Policiais Militares são considerados servidores especiais, por exercerem uma função de risco de morte, prejudicial à saúde e de constante stress. Atualmente existe uma proposta no congresso de estabelecer uma jornada de 144 horas mensais aos agentes da segurança pública.

Compare a escala de 24/72 com a 12/48.


Analisando a tabela, defendo a escala de 12/48, por ser menos cansativa e regular, estando dentro dos padrões da jornada de trabalho de 144 horas mensais que deveria ser o nosso direito, mas para isto devemos lutar e muito para conseguirmos esta vitória.

Fonte: Cabo Heronides

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.