Os motoristas que transitam nas estradas que dão acesso à cidade de Martins-RN tem uma queixa em comum: a grande quantidade de animais soltos na pista de rolamento. Jumentos, bois e vacas são vistos constantemente no trajeto.
O grande problema da existência de animais nas rodovias são os atropelamentos. Além dos danos ao veículo, o choque pode causar ferimentos sérios no motorista. Dependendo do porte do animal e da velocidade do veículo o choque com algum bicho pode ser fatal. O risco se torna maior durante o período noturno, quando a visibilidade é bastante reduzida.
A responsabilidade pela presença de um animal na estrada e suas conseqüência recaem sobre o dono. Portanto, caso aconteça um acidente com vítimas, seja por causa de um atropelamento ou porque o motorista tentou desviar do bicho e colidiu com outro veículo ou objeto fixo, quem responde legalmente pelo fato é o proprietário do animal.
Apesar de que todos nós sabemos que quase nunca esses proprietários são localizados para responder pelo delito. Isso mesmo, pelo delito que eles como responsáveis pelo animal respondem.
A PRF e o CPRE aconselham os motoristas que avistarem um animal na estrada a informarem o quanto antes as autoridades sobre o fato. Caso o bicho esteja bloqueando a via o certo é estacionar o veículo até que a ocorrência esteja resolvida. Se não for possível parar enquanto o animal não é retirado da rodovia, é preferível ultrapassá-lo pelas costas. Isso porque é mais difícil que ele se assuste e avance em direção ao veículo. Além disso, as autoridades pedem para que os condutores nunca buzinem ou acionem o farol alto, pois isso também pode fazer com que o animal reaja inesperadamente, o que aumentaria a possibilidade de um acidente.
Solicitamos o apoio da população martinense em denunciar quem são os proprietários dos animais para que eles sejam localizados, intimados e orientados pela Polícia Militar de Martins-RN, antes que novos acidentes aconteçam e vidas de inocentes sejam ceifadas.
*Texto de Niltinho Ferreira adaptado pelo Blog O Guardião da Serra
Fonte: Blog "O Guardião da Serra"
NOTA: Parabenizamos a Polícia de Martins pela disposição em desempenhar esse trabalho que com certeza só trará benefícios à sociedade local e para as demais pessoas que circulam pelas estradas daquela localidade.
Nós que transitamos diariamente pelas estradas da região somos testemunhas do descaso com a quantidade de animais (de todas as raças, tipos e tamanhos) soltos, pastando e circulando nas estradas e rodagens.
Todas as pessoas se sentem prejudicadas e com a vida em risco diante de tal situação e pouquíssimas, ou quase nenhuma, têm a atitude, a sensibilidade de se mobilizar no sentido de resolver esse problema ou procurar coibir a atitude criminosa dos proprietários desses animais.
Praticamente todos os dias noticiamos acidentes, muitos deles com vítimas fatais, ocorridos em virtude de colisões de veículos automotores em animais soltos, expostos e/ou transitando nas estradas, acidentes estes que aumentam vertiginosamente nos finais de semana, período no qual a circulação de carros e motos atingem o ápice da capacidade e supera a normalidade.
Parabenizamos, mais uma vez, a iniciativa e disposição da polícia martinense e esperamos que as autoridades competentes atentem para a gravidade do problema que consiste na presença de animais sotos nas estradas, se inspirem na atitude/ação da PM de Martins e também se mobilizem no sentido de solucionarem e/ou coibir a presença de animais nas estradas colocados intencionalmente por seus donos, a exemplo de cerca de 30 (trinta) animais, entre rezes e cavalos, que podem ser encontrados todos os dias pastando às margens da estrada e transitando sobre a pista de rolamento nas proximadas da Vila da Vaca Morta, acerca de 2 KM do trevo da BR 405, sentido Marcelino Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.