6 de jan. de 2011

POLICIAL FEDERAL MORRE EM CONFRONTO COM POLICIAIS CIVIS EM RECIFE

Um policial federal morreu e outro ficou ferido durante uma troca de tiros com policiais civis, nesta quarta-feira, em Recife (PE). A suspeita é que eles se confundiram quando participavam de operações distintas para prender o mesmo traficante.

Segundo o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, os dois grupos desconheciam o que a outra instituição fazia. Todos os policiais estavam sem uniforme e utilizavam veículos descaracterizados.

"Foi uma fatalidade", disse Damázio, que também é policial federal. "O Estado e a PF mantêm contato para evitar essa duplicidade de ação", declarou. Para ele, o fato de o mesmo traficante fornecer drogas para mais de uma quadrilha pode ter provocado o engano.

Pouco antes do confronto, os dois policiais federais envolvidos haviam detido um homem com 17 kg de pasta-base de cocaína no terminal rodoviário de Recife. Para prender o receptador da droga, eles entraram em um táxi com o traficante e partiram para o local combinado para a entrega.

No percurso, na rodovia BR-232, três policiais civis do Denarc (Departamento de Repressão ao Narcotráfico) abordaram o táxi, supostamente por reconhecerem o traficante no carro.

Houve troca de tiros, e os policiais federais Jorge Washington Cavalcanti de Albuquerque e Silvio Romero Moury Fernandes dos Santos foram atingidos.

Os dois foram socorridos, mas Albuquerque, 58, morreu no Hospital Getúlio Vargas. Santos, 40, foi submetido a cirurgia. Não há informações sobre seu estado de saúde.

"A abordagem é um momento de estresse altíssimo", disse Damázio, sobre o fato de os policiais não terem se identificado antes do tiroteio. "Mas esse incidente não mudará o relacionamento que existe entre a Polícia Civil e a Polícia Federal", declarou.

Por ter um integrante morto e outro ferido, a Polícia Federal ficou responsável pelo inquérito. A Polícia Civil abriu sindicância administrativa para apurar como foi realizada a operação. O traficante continua preso, e a droga foi apreendida.

Nota oficial
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e a Polícia Federal divulgaram uma nota oficial, no fim da tarde, em que lamentam o ocorrido. Veja a íntegra abaixo:

“Com relação ao lamentável fato envolvendo uma equipe de policiais civis e federais que resultou na morte do Agente da Polícia Federal Jorge Washington Cavalcanti De Albuquerque, de 57 anos, a Secretaria de Defesa Social e a Polícia Federal no Estado de Pernambuco se posicionam da seguinte forma:

I. As referidas instituições policiais sempre tiveram relacionamento profissional pautado pelo companheirismo e respeito às atribuições constitucionais as quais estão submetidas;

II. Várias operações policiais vêm sendo desenvolvidas principalmente no combate ao narcotráfico no Estado de Pernambuco, sempre pautadas pela troca de informações;

III. O triste episódio ocorrido na manhã de hoje, quando as referidas equipes tinham o mesmo objetivo, ou seja, o de efetuar a prisão de um traficante, será devidamente apurado sob o ponto de vista administrativo – disciplinar pela Corregedoria Geral da SDS e, mediante Inquérito Policial, pela Polícia Federal a quem compete em razão de falecimento do seu servidor em legítima operação policial.

A transparência, como já vem ocorrendo em todas as ações da Secretaria de Defesa Social e da Polícia Federal, manterá a população pernambucana sempre atualizada com relação ao desenvolvimento desses trabalhos apuratórios.”
 
Via: Folha
Fonte: Cabo Heronides

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.