20 de mar. de 2011

QUADRILHA EXPLODE CAIXA ELETRÔNICO EM NOVA PARNAMIRIM

Uma câmera de segurança instalada num bar próximo ao terminal eletrônico explodido na madrugada de sábado deverá ajudar a Polícia Civil a identificar os assaltantes. Segundo a Polícia Militar, quatro homens desceram de um gol preto, renderam os oito funcionários do bar Alto Astral e explodiram o terminal eletrônico do Shopping Ayrton Senna, em Nova Parnamirim por volta das 2h10 de sábado. O delegado Marcel Gouveia, titular da Plantão zona Sul, analisou as imagens no local e deverá encaminhar a gravação para a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), especializada neste tipo de crime.

Segundo Marcel, os assaltantes não se preocuparam em esconder o rosto. “Vi as imagens. Elas estão suficientemente nítidas. Acredito que vai dar para identificar os assaltantes”, afirmou o delegado. Segundo ele, os assaltantes já haviam sondado o local.

Segundo a proprietária do bar Alto Astral, Alcilene Tertuliano, os funcionários se preparavam para fechar o bar, quando foram rendidos e trancados no banheiro.  Os assaltantes chegaram a apontar a arma para os funcionários em  diversos momentos. Moradores de um condomínio próximo ao local acionaram a Polícia Militar e soltaram os reféns após a fuga dos assaltantes. A Polícia ainda não sabe informar a quantidade de explosivo utilizada na ação nem a quantia roubada.

O caixa eletrônico do shopping já havia sido arrombado no ano passado. Para Alcilene Tertuliano, a explosão é reflexo da insegurança em Nova Parnamirim. Segundo ela, vários funcionários já foram assaltados enquanto seguiam para o bar. Logo após a explosão, uma equipe do BPChoque saiu em diligência, mas até o fechamento desta edição, não conseguiu prender nenhum suspeito. No dia 2 de março, seis homens armados, com pistolas e espingardas calibre 12,   explodiram um caixa eletrônico num posto de combustível, de bandeira Ale, na Avenida Ruy Barbosa, em Morro Branco, Zona Sul de Natal. Foi a primeira vez que um bando explodiu um caixa eletrônico em Natal. As outras explosões haviam sido registradas apenas no interior do Rio Grande do Norte. A Polícia acredita que várias quadrilhas estejam agindo no estado. Três semanas depois da primeira explosão em Natal, a polícia ainda não tem informações sobre a origem dos explosivos.

Memória

Explosões de caixas eletrônicos se tornaram comuns no Nordeste, principalmente em estados como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em fevereiro, as Polícias Civil e Militar do RN anunciaram a apreensão de 4,7 toneladas de dinamite e Nitron,  estopim e espoletas. O material foi localizado em Carnaúbas dos Dantas, numa empresa clandestina. A polícia ainda investiga se os explosivos usados nos assaltos a caixas eletrônicos, registrados no interior do RN desde julho do ano passado, foram comprados à empresa. Por seu potencial destrutivo, este tipo de produto deve ser usado apenas na mineração. Explosões também ocorreram em Lagoa Salgada, Extremoz, Bom Jesus, Vera Cruz, Brejinho e Monte das Gameleiras. Segundo a Polícia, os explosivos usados nos assaltos são desviados, furtados ou roubados de pedreiras de São Paulo e Rio Grande do Sul, que registraram recentes roubos. As cargas explosivas vem sendo usadas em todo país. Em 2010, foram registrados casos semelhantes em todos os estados do NE, sendo 27 só em Pernambuco. A Deicor [Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado] está responsável pela investigação dos crimes dessa natureza.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.