6 de abr. de 2011

DELEGADO É ACUSADO DE ACORRENTAR DETENTA DENTRO DE UMA DELEGACIA NO ESTADO DO CEARÁ

 
A Superintendência de Polícia Civil do Ceará decidiu afastar o delegado regional de Russas/CE, Luciano Barreto, após a denúncia de que uma mulher estava a mais de uma semana acorrentada na janela da cozinha da unidade. A detenta Nayara Nogueira dos Santos, de 18 anos, é acusada de tentativa de homicídio e, como não podia ficar com os homens, foi presa com algemas e corrente em outro compartimento.

De acordo com Luiz Carlos Dantas, ao tomar conhecimento do fato, imediatamente pediu a apresentação da detenta ao Ministério Público. "Mandei expedir guia para exame de corpo de delito e mandei apurar, com todo o rigor, o comportamento, a atitude de quem possa tê-la colocada nessa condição", disse.

Dantas considerou o fato "absurdo" e defendeu que a superlotação não pode servir de justificativa para o fato. "Eu tomei conhecimento desse procedimento. Achei absurdo, como acho um fato muito difícil de se administrar a questão da superlotação. Superlotação nos Distritos, em Delegacias Municipais, em Delegacias Regionais, mas nada disso justifica uma atitude como essa."

Sobre o assunto, a presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpoci), Inês Romero, afirmou que o caso demonstra a precariedade das delegacias do Estado, com excesso de presos e sem condições mínimas de segurança e higiene. "É lamentável que o Governo não esteja olhando e esteja rasgando a nossa Constituição Federal. É lamentável que nós tenhamos que passar por condições tristes, de ver a situação dessa presa. Não temos onde colocá-la."
 
Arbitrário
 
Quando era delegado da Polícia Civil de Horizonte, a 60 quilômetros de Fortaleza, Luciano Barreto foi detido e acusado de tentativa de homicídio ao participar de ação de expulsão de pescadores da comunidade de Curral Velho, em Acaraú. Segundo a polícia apurou, os pescadores foram agredidos à bala por seguranças da Fazenda "Joli Aquicultura", comandados por Luciano Barreto, pelo subtenente da Polícia Militar, José Roberto Lira da Silva e pelo escrivão José Webster Gonçalves de Sousa Barreto Coutinho Benevides.
 
Luciano Barreto em Caicó:
 
O Delegado Luciano Barreto, que responde pela Delegacia Regional da cidade de Russas no vizinho Estado do Ceará, esteve em Caicó na tarde do dia 02 de fevereiro na 3ª Delegacia Regional de Policia Civil, para investigar a procedência de um veículo utilizado por uma quadrilha para matar um soldado da Polícia Militar e ferir outros dois agentes no estado do Ceará, o carro tinha placas de Caicó.
 
Fonte: Blog do Eduardo Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.