11 de mai. de 2011

MINISTÉRIO PÚBLICO DO RN EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE CONCURSO FOTOGRÁFICO "A CARA DA CORRUPÇÃO"

Após a polêmica causada no meio interno da Polícia Militar do Rio Grande do Norte em relação ao resultado de um Concurso Fotográfico promovido pelo Ministério Público Estadual, o qual teve por objetivo suscitar a reflexão e o registro de imagens que transmitissem a idéia de corrupção, o MPRN resolveu emitir uma nota de esclarecimento sobre o referido concurso.

O concurso intitulado "A Cara da Corrupção" teve como uma das imagens vencedoras a foto de um policial militar com uma nota de R$ 50, o que causou desconforto no meio policial por associar a imagem de um profissional de segurança pública do Estado com a da corrupção.

Para muitos policiais militares o resultado do concurso fotográfico desvaloriza a instituição, já que a corrupção é um mal que atinge muitas profissões, inclusive membros do próprio Ministério Público brasileiro.

Para sanar o mal estar causado na centenária Instituição Militar Estadual, o Ministério Público do RN emitiu uma nota de esclarecimento, a pedido da vereadora Sargento Regina, ressaltando o respeito e confiança do MPRN para com a PMRN.

Confira a nota de esclarecimento do MPRN:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
(CONCURSO FOTOGRÁFICO)

Em atenção aos Excelentíssimos Senhores Vereadores Municipais de Natal, em especial à Vereadora Sargento Regina, venho, respeitosamente, através da presente Nota reafirmar, antes de tudo, a confiança e respeito do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte na Polícia Militar, parceira de todas as horas.

Feito isso, informo que realizamos através do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Sonegação Fiscal e ao Nepotismo concurso fotográfico intitulado “A Cara da Corrupção”, evento com o caráter estritamente cultural e que, conforme seu próprio Regulamento, teve o objetivo de suscitar a reflexão e o registro de imagens que pudessem transmitir a idéia de corrupção ou de combate à corrupção.

Informo, ainda, que o referido Concurso apresentou entre seus vencedores fotografia que retratava eventual corrupção policial, talvez tendo como inspiração acontecimento fático ocorrido na via costeira, recentemente divulgada pela Imprensa Nacional, já que não havia qualquer restrição a abordagem de temas.

Contudo, reconhecendo que tal certame provocou desconforto institucional, o que em nenhum momento foi a intenção do MInistério Público, comunico que adotei providências para a cessação de qualquer divulgação do concurso na página do MInistério Público, como também determinei o cancelamento de exposição que estava aprazada para acontecer na sede da Procuradoria Geral de Justiça no final do mês.

Com a mesma atenção que cordialmente repasso esses esclarecimentos aos Excelentíssimos Senhores Vereadores, destaco que comuniquei pessalmente as providências adotadas ao digno Comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel Francisco Canindé de Araújo.

Atenciosamente,


MANOEL ONOFRE DE SOUZA NETO
Procurador Geral de Justiça

Fonte: Sd Glaucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.