19 de mai. de 2010

Polícia Militar de Alexandria participa do Dia Nacional de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes


Alexandria/RN: Na manhã de ontem foi realizada uma palestra com diversos membros da sociedade civil organizada e órgãos públicos. O evento aconteceu na Igreja matriz. A Polícia Militar de Alexandria participou do evento com uma palestra sobre o tema Dia Nacional de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Antônio Martins/RN – Ontem as 16h00min no salão paroquial desta, realizou-se mais uma mobilização Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Onde foi apresentada uma palestra para toda a sociedade de Antônio Martins/RN, com o intuito de mais uma vez levar ao conhecimento de todos, a importância de combatermos tais praticas abusivas contra Crianças e Adolescentes. Estavam presentes no evento, alunos, professores, diretores, conselheiros tutelares, secretários, coordenadores, assistente social, médico, autoridade da policia militar, funcionários públicos e sociedade civil.

Na abertura, os alunos do Pro jovem Adolescente apresentaram alguns trabalhos de conscientização realizados pelos mesmos.

Em seguida o palestrante Emidio Sena – Presidente do Conselho Tutelar, apresentou aos presentes a Lei 8.069 do ECA, principalmente os Art. 240 e 241-A/ E, e partes do Código Penal Brasileiro onde condena todo e qualquer crime contra os direitos da criança e do adolescente, principalmente os que sofrem algum tipo de abuso e exploração sexual, acrescentando ainda as suas respectivas penas para quem venha a praticar.

O palestrante convidado Tenente Daniel Costa – da a 3ª CPM de Alexandria/RN, destacou pontos e estatísticas do crime de exploração Sexual a crianças e adolescentes por meio do Turismo Sexual no estado do Rio Grande do Norte, por ser um estado bem próximo a Europa há uma preocupação com relação a tal crime, cometido por parte de alguns Turistas que chegam ao país com interesse em praticar atos sexuais principalmente com adolescentes. Apresentou também estatísticas onde uma criança a cada 8 minutos é vitima de abuso sexual e em 90% dos casos este abuso é cometido em casa (Dados do Ministério da Saúde, UNICEF).

O palestrante Dr. Alisson Ferreira – Médico deste Município, destacou sobre os cuidados que os pais devem ter com os filhos em relação às mudanças de comportamento, para que possam detectar se seus filhos estão ou não passando por algum tipo de abuso ou exploração sexual. E principalmente as mães devem está sempre mais atentas procurando sempre conversar com os filhos sobre as mudanças corporais e sempre que preciso examiná-los e na dúvida levá-los ao médico.

Fotos e texto: Blog do Emidio Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.