15 de nov. de 2010

SECRETARIA DE SEGURANÇA DIVULGA NOTA SOBRE EXPLOSÕES EM CAIXAS ELETRÔNICOS

Os recentes casos de explosões de caixas eletrônicos em municípios do Rio Grande do Norte têm chamado atenção e preocupado a sociedade, principalmente no interior. No entanto, Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte divulgou uma nota explicando que há um trabalho integrado para prender os criminosos que vêm atuando no Estado.

A nota da Sesed destaca que “assaltos com o uso de dinamite foram registrados em todo País. No Nordeste, somente em novembro, aconteceram ataques no Ceará, Bahia, Piauí, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte”.

Confira nota na íntegra:

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) comunica que os casos de assalto a caixas eletrônicos em Lagoa Salgada e Extremoz, ambos com o uso de explosivos, estão sendo investigados pela Polícia Civil com apoio de instituições policiais de outros Estados vítimas desse mesmo tipo de crime. O desmantelamento dessas quadrilhas é de total interesse das polícias Civil, Militar e Federal, assim como do Exército, a quem cabe o controle da comercialização de explosivos.

Sabe-se que tais explosivos usados nos assaltos são desviados, furtados ou roubados de pedreiras. Foram registrados casos recentes de roubos de cargas de explosivos em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Assaltos com o uso de dinamite foram registrados em todo País. No Nordeste, somente em novembro, aconteceram ataques no Ceará, Bahia, Piauí, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em 2010, assaltos com explosivos aconteceram em todos os estados do NE. Na Paraíba foram 24 casos no ano e em Pernambuco 27 explosões. No RN, foram quatro registros, sendo dois deles esta semana. Várias quadrilhas já foram desmanteladas ou tiveram parte dos seus componentes presos.

É importante registrar que os assaltos no Bradesco e no Banco 24 horas aconteceram de madrugada em agências/estabelecimentos onde não existiam dispositivos de segurança eletrônica ou vigilância. A Sesed está providenciando contato com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para que medidas de segurança sejam adotadas para dificultar a ação dos criminosos.

Em contrapartida, para combater os assaltos, a Sesed determinou que se intensifiquem as rondas policiais nas cidades do interior e na Grande Natal, inclusive com a participação do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Além disso, solicita a colaboração da população para denunciar a movimentação suspeita de pessoas e veículos no horário da madrugada. O telefone para denúncias é o 190.

Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.