15 de nov de 2010

SECRETARIA DE SEGURANÇA DIVULGA NOTA SOBRE EXPLOSÕES EM CAIXAS ELETRÔNICOS

Os recentes casos de explosões de caixas eletrônicos em municípios do Rio Grande do Norte têm chamado atenção e preocupado a sociedade, principalmente no interior. No entanto, Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte divulgou uma nota explicando que há um trabalho integrado para prender os criminosos que vêm atuando no Estado.

A nota da Sesed destaca que “assaltos com o uso de dinamite foram registrados em todo País. No Nordeste, somente em novembro, aconteceram ataques no Ceará, Bahia, Piauí, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte”.

Confira nota na íntegra:

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) comunica que os casos de assalto a caixas eletrônicos em Lagoa Salgada e Extremoz, ambos com o uso de explosivos, estão sendo investigados pela Polícia Civil com apoio de instituições policiais de outros Estados vítimas desse mesmo tipo de crime. O desmantelamento dessas quadrilhas é de total interesse das polícias Civil, Militar e Federal, assim como do Exército, a quem cabe o controle da comercialização de explosivos.

Sabe-se que tais explosivos usados nos assaltos são desviados, furtados ou roubados de pedreiras. Foram registrados casos recentes de roubos de cargas de explosivos em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Assaltos com o uso de dinamite foram registrados em todo País. No Nordeste, somente em novembro, aconteceram ataques no Ceará, Bahia, Piauí, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em 2010, assaltos com explosivos aconteceram em todos os estados do NE. Na Paraíba foram 24 casos no ano e em Pernambuco 27 explosões. No RN, foram quatro registros, sendo dois deles esta semana. Várias quadrilhas já foram desmanteladas ou tiveram parte dos seus componentes presos.

É importante registrar que os assaltos no Bradesco e no Banco 24 horas aconteceram de madrugada em agências/estabelecimentos onde não existiam dispositivos de segurança eletrônica ou vigilância. A Sesed está providenciando contato com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para que medidas de segurança sejam adotadas para dificultar a ação dos criminosos.

Em contrapartida, para combater os assaltos, a Sesed determinou que se intensifiquem as rondas policiais nas cidades do interior e na Grande Natal, inclusive com a participação do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Além disso, solicita a colaboração da população para denunciar a movimentação suspeita de pessoas e veículos no horário da madrugada. O telefone para denúncias é o 190.

Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.