1 de jul. de 2011

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RN ENTENDE QUE GRATIFICAÇÃO DE PM's ADQUIRIDAS EM 2007 NÃO PODE SER RETROATIVA

A 2ª Câmara Cível do TJRN não deu provimento ao pedido de policiais militares, que argumentaram ter direito ao recebimento de gratificações, no período de janeiro a maio de 2007, em 100%, e no período de junho a novembro de 2007, em 50 %.

O julgamento foi relacionado ao recurso (Apelação Cível nº 2011.001791-3), movido pelos servidores, que pediam o pagamento retroativo das gratificações de Função Policial Militar, Moradia e Fardamento, instituídas por meio da Lei Complementar Estadual nº 341/2007.

De acordo com a decisão, a controvérsia no tocante à retroatividade do pagamento das gratificações, deu-se por causa do artigo 7º, o qual estabelece que "a presente lei complementar entra em vigor na data da sua publicação, produzindo os seus efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro de 2007”.

Tal redação, ao contrário do que argumentou o Estado, tão somente destaca a regra de direito financeiro, no que se relaciona à repercussão orçamentária naquele exercício de 2007, não resultando em retroatividade da implantação.

Os desembargadores ressaltaram que, ao se analisar os autos, se verifica que os autores tiveram implantadas as gratificações de Função Policial Militar, Auxílio Moradia e Fardamento, em junho de 2007, no montante correspondente a 50%, as quais passaram a ser pagas integralmente a partir de dezembro de 2007. No entanto, não houve qualquer pagamento em relação as diferenças refletidas no 13º salário de 2007, o qual deverá ser pago.

Fonte: TJRN
Via: Sd Glaucia

NOTA DO BLOG DA SD GLAUCIA: A decisão do TJRN faz referência ao aumento adquirido pelos policiais militares do RN no movimento reivindicatório de 2007, no qual muitos policiais foram presos acusados de deserção e outros excluídos, apesar de já terem conseguido a anistia por meio do Congresso Nacional. A referida Lei em questão afirmava que os efeitos financeiros deveriam ser retroagidos para janeiro do mesmo ano. Contudo, o TJRN não entendeu dessa forma, apenas determinando que o 13º salário daquele ano fosse pago conforme o aumento salarial concedido aos PM's.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.